Cão da Serra da Estrela
Golias e Cuca, os nossos protectores de gado
12/02/2019
Chegaram à Ponta da Pinta no início de Fevereiro, depois de uma ainda curta vida a proteger vacas e cabras numa aldeia em plena Serra de Montemuro. Chamam-se Golias e Cuca, são meios-irmãos, filhos de uma das mais fantásticas cadelas Serra da Estrela de pêlo curto que conhecemos, a saudosa Farrusca. O Golias é, também ele, da variedade de pêlo curto, tem 2 anos e meio e é um bravo guardião mas de uma doçura comovente com aqueles de quem gosta. A Cuca, de pêlo comprido, ainda não fez dois anos e é uma jovem muito meiga. Ambos realizaram já os rastreios de displasias da anca e cotovelo e de cardiomiopatia dilatada, com resultados satisfatórios. A ninhada que trouxeram consigo, nascida a 2 de Janeiro na aldeia da montanha, é de excelente qualidade e afere o grande potencial como reprodutores destes dois cães, os quais deverão vir a dar um precioso contributo adicional ao nosso programa de criação e à raça.
Sortelha, Campeã de Portugal
31/10/2018
A nossa jovem Sortelha da Ponta da Pinta, de 20 meses, tornou-se Campeã Nacional de Beleza no dia 28 de Outubro, na exposição de raças portuguesas de Arruda dos Vinhos, em que obteve o Prémio de Raça. Este é mais um título no seu currículo, em que já constavam o de Campeã Nacional de Beleza Jovem e o de Lisboa Winner 2018.
A Ponta da Pinta em aulas de veterinária
25/10/2018
A Ponta da Pinta está a colaborar com uma faculdade de medicina veterinária de Lisboa, levando cães para participar em aulas ministradas pelo Dr. Paulo Borges, especialista em Reprodução Animal da École Nationale Vétérinaire d'Alfort (Paris). Depois de, no segundo semestre do anterior ano lectivo, quatro das nossas cadelas terem sido avaliadas em aulas-consulta, neste Outubro mais dois Ponta da Pinta (a nossa Thera e o Groucho Marx, de Margarida Costa) foram observados e examinados. Além da avaliação da condição física dos nossos exemplares (especialmente no âmbito da ginecologia e urologia), a participação nestas aulas permite-nos adquirir mais conhecimentos, que são depois aplicados no maneio dos nossos cães e na nossa prática de reprodução.
Faifa, boas ancas
11/10/2018
A nossa bebé Faifa, de 5 meses, realizou o rastreio precoce (PennHip) de displasia da anca, efectuado pela Dra. Ana Santana, no qual obteve bons resultados. Aos 18 meses fará o exame definitivo, que, esperamos, deverá confirmar a boa condição das suas ancas.
Faifa, a nossa nova cachorra
26/06/2018
Chama-se FaifaSM, tem dois meses, deve o seu nome à aldeia de Faifa, na Serra de Montemuro, onde nasceu, no meio dum rebanho de cabras, e é o novo membro da nossa matilha, prometendo vir a contribuir, com a sua linhagem de cães de protecção de rebanhos, para o nosso programa de criação.
Sortelha, Jovem Campeã
10/06/2018
A nossa jovem Sortelha da Ponta da Pinta, de 15 meses, obteve o seu primeiro título, Campeã Nacional de Beleza Jovem, na exposição de raças portuguesas do Dia de Portugal, nas Caldas da Rainha, em que obteve o Prémio de Raça.
Novos exames PennHip
01/12/2017
Em Novembro, 5 cachorros da nossa mais recente ninhada, do Gengibre e da Suggia, tiveram as suas ancas radiografadas (exame PennHIp), odos com resultados satisfatórios - tal como todos os cachorros das duas ninhaas anteriores deste ano. Isso significa que as probabilidades de desenvolverem displasia são muito baixas e é o resultado do nosso programa contínuo de controlo do0 probkema da nossa criação.
Nova ninhada de pêlo curto!
22/07/2017
Na última semana de Julho nascerá a nossa próxima ninhada, da nossa jovem mas poderosa Suggia e do belo Gengibre da Ponta da Pinta. Resultante dum acasalamento acidental, deverá gerar provavelmente apenas cachorros de pêlo curto, raiados. O Gengibre realizou rastreios de displasias da anca e do cotovelo e de cardiomiopatia dilatada, com bons resultados. A Suggia, por ser ainda muito jovem (16 meses), ainda só realizou o despiste precoce (PennHIP) de displasia da anca - e após o desmame dos seus cachorros, irá efectuar os restantes exames.
Canela, Grande Campeã!
15/07/2017
Canela da Pinta da Ponta tornou-se Grande Campeã Nacional de Beleza na 130ª Exposição Internacional de Lisboa, a 15 de Julho. É o primeiro exemplar da Ponta da Pinta e também o primeiro Cão da Serra da Estrela de pêlo curto a obter este título, que adiciona ao de Campeã Nacional de Beleza.
Thera e Canela, novos rastreios
07/04/2017
A Thera e a Canela, que deverão dar-nos as nossas próximas ninhadas, realizaram o seu rastreio anual de cardiomiopatia dilatada, com resultados normais. Os exames foram efectuados no Instituto Veterinário do Parque, pelo Prof. José Paulo Sales Luís.
Nova ninhada
25/03/2017
Nasceu hoje a nossa nova ninhada, fruto do acasalamento inter-variedades do Gengibre da Ponta da Pinta e da Lima, cadela criada por nós, filha nos nossos Maio e Charm. São cinco lindos bebés, três fêmeas e dois machos. Acompanhe o seu desenvolvimento no Facebook.
Gengibre, rastreios de saúde
12/03/2017
O nosso Gengibre da Ponta da Pinta, que acaba de ser pai pela primeira vez e que muito em breve voltará a ser, efectuou rastreios de displasias da anca e cotovelo e de cardiomiopatia dilatada, temdo em todos tido bons resultados (ancas, cotovelos e coração normais).
Chegaram os bebés da Charm!
19/02/2017
Já nasceu a nossa primeira ninhada de 2017, a nossa segunda inter-variedades (o pai é o Gengibre, de pêlo curto) e a última da Charm. São quatro belos bebés, 3 fêmeas e um macho, que vão receber nomes de aldeias históricas portuguesas: o Belmonte, a Almeida, a Marialva e a Sortelha. Só quando tiverem cerca de 1 mês saberemos qual a variedade de cada um. Acompanhe o desenvolvimento deles no Facebook.
Gengibre regressa
01/01/2017
O lindo Gengibre, irmão da Canela e da Noz-moscada, regressou à Ponta da Pinta, onde esperamos que venha a adaptar-se depressa e facilmente. Irá em breve realizar despistes de doenças hereditárias e, se os resultados forem os previstos, deverá vir a contribuir para desenvolver o nosso projecto de criação e melhoramento da raça. Entretanto, já tem a sua página.
Mais rastreios de displasias
09/10/2016
O Outono começou com mais duas sessões de despistes de displasia da anca, das nossas jovens adultas Canela e Noz-moscada da Ponta da Pinta (ambas com bons resultados, também no rastreio da displasia do cotovelo) e
das nossas cachorras Suggia e Aldeiamontemuro, que efectuaram os exames PennHIP de rastreio precoce. A segunda teve muito bons resultados, sendo os da primeira menos satisfatórios. Perante este quadro, iremos esperar que a Suggia atinja a idade adulta (a partir dos 18 meses), para efectuar a radiografia definitiva e perceber se as suas ancas serão suficientemente boas para que ela possa contribuir para o nosso programa de criação e melhoramento da raça.
Utopia, estreia no pódio
24/09/2016
A nossa linda Utopia da Ponta da Pinta (Moura) estreou-se em beleza nos ringues, como 2º Melhor Bebé da Exposição Canina Especializada de Raças Portuguesas de Aveiro, que se realizou a 24 de Setembro. A final foi julgada pelo juiz Rui Oliveira. Foto: Ana Catarina Alves.
A geração de 2016
08/09/2016
Este está a ser um importante ano de renovação do nosso efectivo de reprodutores e das linhagens que trabalhamos para desenvolver o nosso projecto de melhoramento do Cão da Serra da Estrela. Em Maio, chegou à Ponta da Pinta a Suggia, cachorra de pêlo curto cinza raiada, e cerca de dois meses depois recebemos a Aldeiamontemuro, também cinza raiada mas de pêlo comprido. Neste início de Setembro, após a realização do despiste precoce de displasia da anca, com bom resultado, é altura de revelar que a Utopia da Ponta da Pinta, da nossa mais recente ninhada, de pêlo comprido, vai ficar em casa. As duas primeiras provêm de linhagens de trabalho com o gado, a terceira das nossas próprias linhagens, desenvolvidas desde 2002. Temos um enorme orgulho das nossas jovens Estrelas!
Primeiros rastreios à nossa mais recente ninhada
05/09/2016
A Revolução e a Utopia, de 19 semanas, foram as duas primeiras cachorras da nossa ninhada dos Filhos da Madrugada a eectuar o rastreio precoce de displasia da anca. Os exames foram realizados pela Dra. Ana Santana, da Universidade Lusófona, ao abrigo dum protocolo da sua investigação de Doutoramento, e tiveram bons resultados, aguardando-se agora pelos relatórios.
Suggia, a nossa nova bebé
01/05/2016
Chegou ontem à Ponta da Pinta a nossa nova cachorrinha, a adorável Suggia, da variedade de pêlo curto e de cor cinza raiado. Descendente de cães de trabalho com o gado, ela vem reforçar o nosso programa de melhoramento do Cão da Serra da Estrela, que inclui entre os seus fundamentos a preservação da diversidade genética e de cores em perigo e uma selecção inspirada na natural.
Canela na SIC
02/04/2016
Canela da Ponta da Pinta regressou aos ringues com uma vitória na 1ª Exposição Canina Especializada de Raças Portuguesas de Arruda dos Vinhos, a 3 de Abril, na qual obteve o seu 1º CAC (certificado de aptidão ao campeonato nacional de beleza) e voltou a ser Melhor da Raça. É ela o cão da imagem da notícia online com a reportagem da SIC sobre a exposição.
A Ponta da Pinta no Pet Festival 2016
22/01/2016
A Thera, a Clara Schumann e a Canela vão ser as três embaixadoras da Ponta da Pinta na 5ª edição do Pet Festival, que se vai realizar em Lisboa, na FIL, de 29 a 31 de Janeiro. Uma oportunidade para conviver com estas três jovens cadelas, conhecer melhor o nosso projecto de criação e assistir, no sábado, 30, às 15h30, à palestra "O Cão da Serra da Estrela, de guardador de gado a cão de família", por Manuela Paraíso, que vai também moderar um debate sobre a importância da canicultura, no mesmo dia, às 19h.
Ano novo, logo novo!
21/01/2016
Catorze anos depois de termos iniciado a nossa actividade, há muita coisa nova a acontecer na Ponta da Pinta. Depois de renovarmos o website, chegou a altura de apresentar o nosso novo logótipo, que homenageia o nosso amado primogénito, Baden Baden da Ponta da Pinta.
Site com novo visual
18/12/2015
Para fechar o ano em beleza e celebrar condignamente as Festas, o website da Ponta da Pinta veste-se a rigor, com um novo visual, mais bonito, mais intuitivo, mais profissional. Agora, aceder aos muitos conteúdos é uma experiência duplamente agradável. Navegue e convide os seus amigos para bordo!
A Ponta da Pinta na 25ª Monográfica do Cão da Serra da Estrela
22/11/2015
Canela da Ponta da Pinta, de 11 meses, foi o Melhor Exemplar da Variedade (pêlo curto) e Reserva de Melhor Cão da 25ª Exposição Monográfica da raça, que se realizou a 21 de Novembro na FIL, em Lisboa, organizada pela Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela e julgada pela juíza holandesa Ilona Ostenk-Schenk.
Além da Canela, também a Mesopotâmia, a Thera, a Party e a Maria da Fonte foram as embaixadoras da Ponta da Pinta na exposição. Cinco exemplares, que obtiveram três 1ºs lugares e dois 2ºs lugares:
- Canela da Ponta da Pinta: Melhor Fêmea Júnior, Melhor Fêmea, Melhor da Raça, Reserva de Melhor Cão da Exposição
- Mesopotâmia da Ponta da Pinta: Melhor Fêmea Veterana, Melhor Veterano da Exposição
- Thera da Ponta da Pinta: Melhor Fêmea classe intermédia
- Party da Ponta da Pinta: 2º lugar Cachorros Fêmeas
- Maria da Fonte da Ponta da Pinta: 2º Lugar Bebés Fêmeas
A Ponta da Pinta no 1º Encontro Global do Cão da Serra da Estrela
18/10/2015
A Thera, a Clara Schumann e a Noz-moscada, acompanhadas pela nossa amiga Conceição Serrão, foram as embaixadoras da Ponta da Pinta no 1º Encontro Global do Cão da Serra da Estrela, que teve lugar a 17 de Outubro no Parque Municipal de Exposições do Cartaxo. Organizado pela Comunidade de Cão da Serra da Estrela, pela Câmara Municipal do Cartaxo e pela União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta e patrocinado pela Luposan Portugal, o evento incluiu uma mostra pedagógica, conversas com a actriz São José Lapa, dois pastores e um elemento do Grupo Lobo, palestras técnicas sobre displasia da anca, exames de admissão ao Registo Inicial, exposições de fotografia, de artefactos, de livros e de trabalhos concorrentes a um concurso de desenho e trabalhos manuais, bem como a presença de vários criadores com alguns exemplares e também de um pequeno rebanho.
A Ponta da Pinta no Portugal Expodog
01/01/2016
A Thera, a Clara Schumann e a Canela foram as delegadas na Ponta da Pinta na 1ª edição do evento Portugal Expodog, que se realizou a 13 de Setembro em São Pedro do Sul, com organização da Nómadas - Turismo de Aventura. Uma jornada muito bem passada, em representação da raça, ao lado do Canil de Penhas Douradas e do Canil Quinta Moínho das Almas, e que incluíu uma "cãominhada"..
Nasceu a ninhada dos heróis do povo!
06/06/2015
Já chegaram os novos bebés da Baby (Babilónia da Ponta da Pinta)! São duas lndas meninas e três belos rapazinhos, um dos quais tigrado como o pai, o Maio Maduro Maio da Ponta da Pinta. Os nomes, já escolhidos, são de heróis populares portugueses: Viriato, Zé do Telhado, Salgueiro Maia, Padeira de Aljubarrota e Maria da Fonte.
Canela de novo no topo
15/05/2015
Na sua segunda exposição canina, a nossa linda Canela da Ponta da Pinta voltou a subir ao 1º lugar do pódio na Final de Bebés. Foi na 1ª Exposição de Raças Portuguesas da Tapada da Ajuda, em Lisboa, tendo a final sido julgada pelo juiz Manuel Loureiro Borges.
A Ponta da Pinta no "Há Tarde", da RTP1
15/04/2015
Foi uma digna representação da Ponta da Pinta que, a 15 de Abril, participou no programa de televisão "Há Tarde", apresentado por Herman José e Vanessa Oliveira. As nossas meninas Thera, Clara Schumann e Canela e o voluntarioso jovem Groucho Marx, todos criados por nós, fizeram uma demonstração de simpatia durante a entrevista a Manuela Paraíso, que teve a participação da nossa amiga Margarida Costa, dona do Groucho. Uma conversa em que se falou da raça e do livro "Cuidar do Cão da Serra da Estrela".
Canela da Ponta da Pinta, Melhor Bebé da Exposição do Montijo
11/04/2015
A nossa muito jovem Canela, de 4 meses, brilhou na sua estreia nos ringues ao sagrar-se Melhor Bebé da 5ª Exposição Canina Nacional do Montijo, a 12 de Abril. É mais uma grande vitória para a Ponta da Pinta - e também para a raça, sobretudo para a variedade de pêlo curto, que na actualidade só raramente comparece em exposições.
Já nasceram!
31/03/2015
Os bebés da Medeia e do Maio nasceram a 28 de Março. São seis, 3 machos e 3 fêmeas, lindos, de várias cores (fulvo, cinza, tigrado), cheios de vitalidade. Encontram-se todos, mãe e filhos, de óptima saúde. Estamos a aceitar reservas de cachorros desta ninhada. Contactos: 926967216 ou pontadapinta@gmail.com.
Nova ninhada
23/03/2015
Deverá nascer esta semana a ninhada da nossa querida Medeia da Ponta da Pinta (filha do nosso multi-campeão Baden Baden da Ponta da Pinta) e do nosso belo Maio Maduro Maio da Ponta da Pinta. Esperamos bebés de excelente qualidade e de várias cores (entre as quais o invulgar cinza tigrado). Para mais informações ou reservas, contacte-nos: pontadapinta@gmail.com ou 926 967 216.
Cravinho, guardador de vacas e de sonhos
19/03/2015
O nosso querido bebé Cravinho da Ponta da Pinta, de 4 meses, é a mais recente aquisição do Grupo Lobo para o seu programa que introduz cães de protecção junto com gado no Norte do país, para evitar ataques de lobos e a retaliação dos pastores. Ele é o primeiro exemplar da Ponta da Pinta a integrar este programa de conservação do Lobo Ibérico. Na foto, com a bióloga Sílvia Ribeiro, coordenadora do programa.
Thera da Ponta da Pinta, Campeã Júnior
14/03/2015
A nossa jovem, adorável Thera, de 15 meses, acaba de conquistar o título de Campeã Nacional de Beleza Júnior, um êxito no regresso da Ponta da Pinta às lides das exposições caninas. Descendente de alguns dos cães mais importantes nas nossas linhagens, a Thera promete vir a ser um elemento-chave no nosso programa de criação.
Obra de Sérgio Azevedo dedicada à Ponta da Pinta
16/12/2014
"A Barking Sonatina", uma das novas peças para piano solo do compositor de música erudita Sérgio Azevedo, é dedicada a Manuela Paraíso e aos cães da Ponta da Pinta. A estreia teve lugar a 15 de Dezembro, na Casa das Beiras, em Lisboa, pela pianista Iryna Brazhnik, inserida na sessão de lançamento do livro "Cuidar do Cão da Serra da Estrela". Na fotografia da capa da partitura, da autoria de Alexandre Vidigal, a nossa querida veterana Champagne da Ponta da Pinta.
Ninhada histórica da Ponta da Pinta
24/11/2014
É com grande orgulho que anunciamos o nascimento da nossa nova ninhada, fruto do acasalamento da nossa querida Baby (Babilónia da Ponta da Pinta) com o Campeão de Portugal Duque da Casa de S. Francisco, de pêlo curto. São 5 lindos bebés de côr fulva (3 machos, 2 fêmeas), que correspondem ao nosso projecto de melhoramento de ambas as variedades (pêlo comprido e do pêlo curto), naquele que é o nosso primeiro cruzamento entre ambas.
Mais dois cachorros com rastreio PennHIP
23/07/2014
Depois dos seus irmãos Etna, Thera, Pico e Stromboli, Adwa da Ponta da Pinta (de Cristina Sales Luís) e Vesúvio da Ponta da Pinta (de Pedro Louro) fizeram recentemente o rastreio precoce de displasia da anca pelo método PennHIP. Tal como antes deles os irmãos, tiveram excelentes resultados, comprovando a eficácia da nossa estratégia para a redução da incidência da doença nas nossas linhagens. As imagens são das radiografias da Adwa, feitas na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, pelo Prof. António Ferreira e a Dra. Sandra de Jesus. Agradecemos aos donos de ambos os cachorros, pela realização dos exames e consequente contribuição para o nosso programa de melhoramento da raça.
A ninhada dos compositores já tem duas semanas!
23/07/2014
Estão grandes e lindos os 7 bebés da Medeia da Ponta da Pinta e do Oskar do Cabeço do Seixo. Nasceram a 9 de Julho, com belas cores: cinza e fulvo, tigrado e unicolor. Os nomes já foram escolhidos: a fêmea (que vai ficar cá em casa) chama-se Clara Schumann e os machos Kurt Weill, Mahler, Mozart, Ravel, Prokofiev, Stravinsky e Wagner - uma homenagem a alguns dos muitos compositores clássicos que admiramos). 4 dos machos estão ainda disponíveis. Para informações, efectuar uma reserva ou marcar uma visita, contacte-nos: 926 967 216 ou pontadapinta@gmail.com.
À espera da cegonha
16/06/2014
É com grande alegria que aguardamos pela segunda semana de Julho e pelo nascimento da próxima ninhada da Ponta da Pinta, da nossa doce Medeia da Ponta da Pinta e do garboso macho Oskar do Cabeço do Seixo. Esperamos ter cachorros típicos, robustos, grandes, saudáveis, ágeis, de carácter especialmente meigo mas também forte instinto de guarda, cores diversas (unicolores e tigrados, fulvos e cinza), resultantes duma grande diversidade genética, combinando linhagens de campeões e de cães de trabalho com o gado. Agradecemos à dona e criadora do Oskar, a nossa amiga Isabel Gil Ferreira, pela amável cedência do seu cão como padreador.
O regresso da Babilónia
05/06/2014
A nossa querida Baby (Babilónia da Ponta da Pinta, irmã de ninhada da Pérsia e da Mesopotâmia) acaba de regressar a casa, depois de uma prolongada temporada no Canil da Casa Redonda, para cujo programa de melhoramento da raça ela contribuiu. Na Ponta da Pinta, ela deverá ter a sua última ninhada, além de todos os mimos que merece, durante ainda muitos anos. A Baby, resultante de um cruzamento de linhagens de beleza e de trabalho com rebanhos, é uma cadela imponente, vigorosa, saudável, de carácter maravilhoso. Estamos radiantes pelo seu regresso.
Despiste precoce de displasia da anca
29/05/2014
Quatro dos oito cachorros da nossa mais recente ninhada (Stromboli, Pico, Etna e Thera da Ponta da Pinta), filhos do Canto Moço da Ponta da Pinta e da Drimbea Considerable Charm, foram já submetidos ao rastreio precoce da displasia da anca, pelo método PennHIP. As séries de radiografias revelaram predisposição para ancas sem problemas. A realização destes exames aos cachorros é muito importante para conhecermos cada vez melhor a genética das nossas linhagens e reduzirmos ainda mais a incidência da doença, criando exemplares cada vez mais saudáveis. Permite também aos donos dos cachorros saber qual a condição das ancas destes.
Chegaram!
29/11/2013
Os novos bebés da Ponta da Pinta nasceram a 29 de Novembro, filhos da Drimbea Considerable Charm e do Canto Moço da Ponta da Pinta. São 4 machos e 4 fêmeas, de várias cores e tonalidades (sólidos, tigrados e lobeiros, fulvos e cinza, muito promissores). Alguns estão já reservados mas ainda há cachorros disponíveis. Para mais fotografias da ninhada, aceda ao álbum na nossa página no Facebook. Para informações, reservar um cachorro ou marcar uma visita, escreva-nos: pontadapinta@gmail.com.
A próxima ninhada
01/11/2013
Para finais de Novembro esperamos uma nova ninhada, da nossa preciosa cadela de cor cinza tigrada Drimbea Considerable Charm (importada do Reino Unido, de linhagens invulgares) e do esbelto macho fulvo lobeiro criado por nós, Canto Moço da Ponta da Pinta. Nesta ninhada, esperamos diversidade genética e uma grande variedade de cores (sólido, tigrado e lobeiro fulvo e cinza), algumas das quais são raras na variedade de pêlo comprido. Para mais informações ou reservar um cachorro, contacte-nos: pontadapinta@gmail.com.
Regresso ao futuro
30/04/2013
Após alguns anos de intervalo, a Ponta da Pinta regressa à sua actividade para o melhoramento do Cão da Serra da Estrela. A 28 de Fevereiro, nasceu uma ninhada do Maio Maduro Maio da Ponta da Pinta e da Kalinka da Ponta da Pinta. Ao longo do próximo ano, esperamos criar três novas ninhadas, das nossas cadelas Drimbea Considerable Charm (importada do Reino Unido), Pérsia da Ponta da Pinta e Medeia da Ponta da Pinta (ambas descendentes de cães de gado e de linhagens invulgares) e uma outra ninhada, da Mesopotâmia da Ponta da Pinta, como parte dum protocolo de parceria. Para mais informações, marcar uma visita ou reservar um cachorro, contacte-nos: Tel (351) 926967216. Email: pontadapinta@gmail.com.