O PennHIP é um exame de despiste precoce de dispasia da anca e consiste num conjunto de três radiografias em posições diferentes: a tradicional, de decúbito dorsal, e duas outras que permitem medir o grau de distractilidade coxo-femural (ou seja, o espaço existente entre a cabeça do fémur e o acetábulo). Este exame, que pode ser efectuado a partir das 16 semanas de idade, permite antever o grau de probabilidade do cachorro vir a desenvolver doença articular degenerativa. É muito útil para o dono consciencioso, que ficará a saber se o seu cachorro necessita de cuidados específicos preventivos (tais como restrição de exercício e administração de suplementos protectores das articulações). Também para mim, enquanto criadora, é muito importante, já que me permite mais rapidamente aferir os resultados do meu programa de controlo da doença e conhecer melhor a carga genética dos meus reprodutores, ajudando-me a desenvolver um trabalho de criação cada vez mais controlado e seguro.
Este rastreio precoce não invalida, no entanto, a necessidade do despiste definitivo a partir dos 18 meses de idade do cão. Aos compradores dos meuss cachorros, peço o compromisso de lhes efectuarem os dois rastreios e me comunicarem os resultados. Um incentivo para a realização de ambos os exames é a sua gratuitidade ao abrigo duma investigação académica da responsabilidade da Dra. Ana Santana, em curso em Lisboa, na Universidade Lusófona, podendo os exames ser também efectuados na UTAD, em Vila Real, com o Prof. Mário Ginja. Leia como.
Rastreio PennHIP de cachorra Ponta da Pinta com ancas normais (imagens cedidas pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa)
O controlo sistemático da displasia da anca é, desde sempre, um dos pontos obrigatórios do meu programa de melhoramento da raça. Leia mais.